O Direito de Família compreende uma área sensível do Ordenamento Jurídico Brasileiro, pois aborda questões como divórcio e partilha de bens, pensão alimentícia, guarda e visitação, busca e apreensão de menor, interdição, investigação de paternidade, dentre outras.
A contratação de advogado militante na área de família é de suma importância, uma vez que este profissional detém conhecimento da legislação, bem como, dos recentes entendimentos aplicados pelos Tribunais.
Ademais, a postulação em juízo necessita de patrocínio por advogado, motivo pelo qual, o interessado deve procurar um profissional experiente e qualificado para melhor salvaguardar os interesses da parte.
Em resumo, a atuação do advogado em sede judicial compreende a análise das peculiaridades do caso, almejando estabelecer a melhor estratégia processual a fim de obter resultado vantajoso aos interessados.
Contudo, o advogado de família não atua somente perante o Judiciário, podendo ser contratado para resoluções extrajudiciais, onde atuará como mediador, a exemplo, questões como divórcio extrajudicial, formalização de união estável, elaboração de testamento ou fornecimento de consultas jurídicas com intuito de evitar a instalação do litígio.
Assim, resta evidente a importância da atuação do advogado nos conflitos familiares, tendo papel determinante para o alcance da melhor solução para a família.